16/08/2011

Comporta - Praia mista


Região: Costa Azul - Concelho de Grândola - Distrito de Setúbal Localização: A sul da praia têxtil de Comporta
Como chegar: A partir de Alcácer do Sal tomar a N253 em direcção a Comporta. Na localidade de Comporta virar para Norte e seguir pela estrada até um cruzamento com uma estrada de terra batida. Tomar essa estrada em direcção à praia. Ao chegar à beira-mar tomar a direcção sul.
Facilidades: Bar na zona têxtil

GPS:
N  38°22'55.53"
W   8°48'6.08"





Fica a Sul da Península de Tróia, logo abaixo de Setúbal, mas separada pelo Rio Sado. A forma mais directa de acesso consiste em atravessar o rio de barco, entre Setúbal e Tróia, e seguir pela estrada nacional 253-1. Também se pode alcançar a partir de Alcácer do Sal pela N253 ou pela N261 para quem vem de Sul. Existem restaurantes e estacionamento na Praia central (textil). Uma vez na Comporta, tanto pode seguir-se para Norte como para Sul da Praia, embora a zona Sul seja a mais frequentada por naturistas. Areal extenso, limpo e de areia branca. Dunas baixas com vegetação rasteira. Pode considerar-se pouco frequentada, principalmente devido à sua vastidão, que permite grandes distâncias entre pessoas, para quem gosta de fugir à confusão.

No fórum da JPN recolhemos informação que também se pratica Naturismo no lado Norte da praia, acedendo através de trilhos e deixando o carro na beira da estrada.

Um companheiro que frequenta a praia enviou-nos os acessos e a sujestão de concentração da pratica neste espaço como forma de dinamizar e reforçar a utilização do espaço nesta praia.

Desta forma todos ficamos a ganhar e teremos mais força na defesa e na divulgação da pratica nudonaturista.

Aqui fica a contribuição:


"Na sequência da resposta ao meu tópico, junto em anexo imagem do GE quanto à que, a meu ver, é a melhor opção para a solução naturista entre Comporta e Tróia.
Escolhi (e costumo escolher sempre que lá vou) estes dois pontos de acesso, porque comparados com outros que existem mais a sul, acabam por ser menos conhecidos e menos propensos a grandes multidões (pelo menos, até agora...).
É que a zona concessionada no Verão, não tem capacidade de resposta para carros, etc, assim os texteis vão procurando alternativas que acabam por ser os trilhos mais chegados à concessão (e q são ligeiramente mais fáceis e mais colonizados). Através do próprio GE dá para perceber as zonas que são mais povoadas.
Os pontos marcados são dois acessos que têm a vantagem de entre eles não haver outros trilhos possíveis devido à densa mata, logo, quando chegamos à praia, a faixa correspondente a essa mata - assinalada - tende a estar com muito pouca gente. Parece-me assim uma opção mais válida e sossegada para a prática naturista.
Quanto aos pontos de referência para encontrar estes acessos:
O acesso marcado mais a sul fica a 3,4 km (contados desde a estrada de acesso à zona concessionada) e a entrada corresponde ao lado esquerdo de uma duna alta e de um poste de alta tensão que aí se encontra instalado. Quem vem do ferry, desde a rotunda da estrada principal, deverão ser cerca de 7,8 km (a confirmar).
O acesso marcado mais a norte fica a cerca de 500m do situado a sul, ou seja, a cerca de 3,9km desde a estrada de acesso à concessão, logo após a mata dunar.
Esta referência desde o entroncamento da estrada da praia concessionada acaba por funcionar muito bem para quem vem da Comporta, até porque não há sequer marcos de estrada. Para quem vem de Tróia falta conformar a distancia até ao acesso mais a norte."


Coordenadas:


trilho + a norte: 38º25'00.00 N        8º48'57.74 W
trilho + a sul:    38º24'43.64 N         8º48'51.17 W
Contribui com os teus comentários e fotos para enriquecer este artigo

Fontes:
FPN
JPN

Naturismo: Roteiro de praias

Ultima actualização: 17 de Setembro de 2011

O Clube Naturista do Centro agradece a todos os que contribuem para esta pagina. Caso não deseje ser referenciado ou não autorize a utilização do seu trabalho como fonte, envie um email para:cncento@gmail.com
______________________________________________

Naturismo Social - CNC Facebook

Translate

Mais vistos, Naturalmente!

Naturismo em destaque Hoje, Naturalmente!

NU Dia Mundial do AMBIENTE - 2020

NU DIA MUNDIAL DO AMBIENTE, Naturalmente! Com o inicio das saídas para o campo ou para a praia, além dos distanciamento social é MUITO IMP...

CNC Protocolos

CNC Protocolos
Os socios do CNC, tem ainda acesso a todos os protocolos de desconto da FPN e da INF-FNI