31/03/2015

CNC: Piscina de Abril


Renovar 2015

Termina hoje a validade do Cartão Naturista emitido em  2014.

A participação de actividades com desconto a Associados ou portadores de Cartão Naturista, a utilização de protocolos e a participação em Assembleias do Clube e da Federação carecem a partir de amanha de Cartão com selo de 2015.

Renova o teu selo e continua a aproveitar todas as vantagens de ser Associado no Clube e federado na Federação Portuguesa de Naturismo.

Companheiro, apoia o naturismo em geral e o associativismo naturista em particular renovando o teu Cartão, ao Renovar estás a apoiar o Clube Naturista do Centro e a  Federação Portuguesa de Naturismo.

A tua renovação é determinante para podermos continuar a realizar o nosso trabalho na divulgação, promoção e defesa do naturismo.

20 Motivos para nos apoiar.

Apoia o nosso projeto, apoia o teu/nosso Clube, apoia o naturismo em Portugal.
_________________________________________________

30/03/2015

29/03/2015

NATURISMO - UMA FILOSOFIA DE VIDA PLENA DE VALORES HUMANOS

Num tempo e num mundo onde cada vez mais a violência sob as mais diversas roupagens - em lugares, ocasiões e oportunidades - toma conta da maneira de estar do homem, o NATURISMO, como filosofia e prática de vida em comum com o universo que nos rodeia, parece constituir um oásis de bem estar e de felicidade que urge preservar, divulgar e incentivar.

A comunhão dos valores tradicionais do HUMANISMO com o sentido da preservação do meio ambiente natural e da saúde física e psíquica, faz do NATURISMO uma prática de vida plena de valores, contrastando com o deserto agreste em que se vem transformando o mundo em que vivemos.

"Todos os homens nascem Livres e Iguais" - Artº 1º da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Para o naturista não só os homens nascem livres e iguais, como assim devem continuar a viver porque os valores da LIBERDADE e da IGUALDADE são pilares fundamentais da sua filosofia.

Desde logo, o naturista é um ser profundamente livre. Livre de preconceitos hipócritas que acorrentam o ser humano a posturas anti-naturais, geradoras de desvios capazes de moldar um futuro cheio de escolhos deformadores da vida em que o receio, enquanto sentimento aterrador se defende com todas as formas de violência.

A LIBERDADE no naturista assume toda a sua plenitude que, por ser física e psíquica, é a simbiose perfeita que lhe proporciona todo o bem estar, toda a harmonia quo o leva ao são relacionamento com os outros e com a NATUREZA.

A IGUALDADE no naturista começa na aceitação de si mesmo (e dos outros) tal como nasceu, tal como é e tal como se vai transformando ao longo do seu ciclo de vida. Essa assinção da vida é naturalmente transportada para a sua visão do mundo, daí resultando o seu são relacionamento com os outros e com o meio ambiente. Despido de roupagens, o naturista é igual a si mesmo, igual aos outros, respeitando a igualdade de oportunidades de vida para todos os seres que constituem o universo que o rodeia.

Neste enquadramento, o sentido da fraternidade e da solidariedade floresce naturalmente, transformando o naturista num ser em que a convivência com os outros é fraterna e solidária. Fraterna porque desde logo respeitadora. Solidária porque partilha sentidamente os grandes valores do NATURISMO.

A PAZ constitui outro valor essencial para o naturista. Ela começa afinal dentro de si e reflecte-se em todos os seus actos, quer no relacionamento humano, quer com a NATUREZA. A harmonia que sente física e psiquicamente molda a sua atitude, tornando-o um ser profundamente pacífico.

A PROTECÇÃO DO MEIO AMBIENTE NATURAL constitui uma divisa fundamental no naturista. Ele sabe que o equilíbrio ecológico constitui condição de Mais Vida e Melhor Vida. Só uma NATUREZA harmoniosa lhe proporciona o bem estar. O desenvolvimento para o naturista não é um fim a alcançar sem princípios, bem pelo contrário - ele deverá ser feito de forma sustentada ao serviço do Homem, sem prejuízo da manutenção do equilíbrio natural fundamental para todos os seres que com ele partilham a Vida no mundo.

Todos estes valores se acentuam e purificam no naturista, resultado da sua integral nudez . Através dela o naturista capta as forças vitais existentes na NATUREZA que, de forma determinante contribuem para a sua felicidade.

O naturista não vive os "tormentos" relacionados com o exibicionismo têxtil e a obcessão sexista. Com a sua nudez psíquica o naturista não diferencia o seu próximo por aquilo que veste, nem vê no sexo uma finalidade do seu relacionamento. O naturista ama a Vida e a sua nudez plena partilhada colectivamente influencia de forma sã e positiva a sua postura sexual. Ele encara o sexo de forma natural e pratica-o de forma saudável com a(o) sua(eu) companheira(o) de forma a que lhes proporcione partilhadamente prazer do qual retiram assim todo o benefício dessa comunhão.A sensualidade no naturista reside no aproveitamento de forma ampla e integral das sensações resultantes do seu contacto físico com toda a NATUREZA, elementos e seres, absorvendo assim todo o estímulo positivo gerador de bem estar.

Para o naturista o nú não é um fim em si mesmo, mas antes o meio pelo qual alcança a harmonia psíquica e a captação física das forças vitais que emanam da NATUREZA e não pode por isso ser confundido com ausência de decoro sexual. Como escreveu o Papa João Paulo II (ainda então Bispo de Cracóvia) em "Love and Responsability"* - "O decoro sexual não pode, de nenhuma forma, ser associado ao uso de vestuário, nem a vergonha com a ausência de roupa e a total ou parcial nudez . . . A nudez como tal não deve ser equiparada ao descaramento físico. A ausência de decoro existe apenas quando a nudez desempenha um papel negativo no que respeita ao valor da pessoa, quando o seu propósito é o de resultar em apetite sexual, no qual a pessoa é colocada na posição de objecto de prazer".

Assim, também o naturista repudia todas as formas de exibição e sujeição do corpo humano para fins de exploração comercial e física incluindo, naturalmente, a sexual. Para o naturista, a contemplação da nudez permite antes compreender a verdade humana na sua plenitude, na sua beleza e sobretudo na sua dignidade.

Um ponto de vista Naturista por: Laurindo Correia - Presidente do CNC - Clube Naturista do Centro
* Tradução de H.T. Willets - Farrar, Strauss & Giroux, N.Y. 1981, (página 190)



Nota: Fonte
Artigo retirado do link acima. Um texto escrito à muitos anos pelo então Presidente do CNC Laurindo Correia que se mantêm actual.

O texto foi reproduzido com a formatação original, o email do autor poderá ter mudado .

 

27/03/2015

Hora do Planeta

Apague a luz! 

A Hora do Planeta 2015 acontecerá no próximo dia 28 de março, às 20h30. Será a sétima edição do ato simbólico no Brasil, que é promovido no mundo todo pela Rede WWF. As crises hídrica e energética serão o tema central da campanha.

100 vilas e cidades portuguesas contra as alterações climáticas.

O Martim Moniz em Lisboa será o palco das celebrações pelaHora do Planeta, a maior acção ambiental do mundo e uma plataforma poderosa contra as alterações climáticas, uma iniciativa global da WWF que vai já na sua nona edição.

Centenas de países, entre os quais Portugal, preparam-se para enviar uma mensagem conjunta de que é agora o momento de agir pelo planeta e que todos temos o poder para mudar o mundo em que vivemos. Com a mensagem Usa o teu poder contra as alterações climáticas pretende-se este ano sublinhar a necessidade de lutarmos contra as alterações climáticas numa base diária, aquela que é a maior ameaça à biodiversidade mundial.
 
A Hora do Planeta tem crescido e é hoje a maior campanha ambiental do mundo, mobilizando milhares de milhões de pessoas; em 2014 celebrou-se em 7.000 cidades e vilas em 162 países e territórios incluindo Portugal. 

 Saiba mais aqui



 

26/03/2015

NUwsletter Nº 100

NUwsletter Nº 100
Editorial
A edição Nº 100 da nossa NUwsletter marca uma etapa num projecto que teve inicio a 11 de Março de 2011 com a publicação da edição Nº 1 reservada a Associados e a edição Nº 2 aberta ao publica em geral.

Ao longo destes 4 anos o nosso Blog publicou cerca de 800 artigos e teve mais de 205.000 visualizações.

A todos os  leitores o nosso agradecimento pela vossa leitura e por acompanharem a nossa publicação.

A Direcção






















imagem

31 de Março de 2015
A validade dos Cartão com selo de 2014 termina no próximo dia 31 de Março.

Renova atempadamente o teu Cartão com o selo para 2015 e apoia o teu / nosso Clube e o naturismo Associativo em Portugal.

Consulta aqui os 20 motivos para apoiar o nosso Clube.


Piscina Naturista de Março

Sábado dia 28, mais uma sessão de piscina aparece e trás um amigo ou familiar.

Vem experimentar o naturismo e celebrar o 378º Aniversário da Federação Portuguesa de Naturismo.


Ceia partilhada

Sábado 28 de Março, a partir das 21H30 na sede da FPN realiza-se um convívio para celebrar o Aniversário da FPN destinado a portadores de Cartão Naturista, simpatizantes e familiares.

Contamos contigo!
PROTOCOLOS CNC


image

4MenClinic
Com este protocolo os nossos associados tem acesso a um espaço para depilação genital integral masculina e feminina, massagens, tratamentos e depilação corporal.
Saber mais...
image

Primeiros Passos

Consultas de Psicologia Clínica.
Obtenção e Renovação da Carta de Condução das Categorias;
Orientação Vocacional;
Consultas de Psicologia Clínica.
Saber mais...
image

K9 Training Center
E porque o bem estar do seu amigo "quatro patas" é importante para nós: passeios, treino etc...
Saber mais...
image

Paula Perdigão
Encomendas de comida;
Aulas de culinária Educativa e Vitalizante.
Saber mais...
image

Baoba Espaço Massagem
Massagens para os nossos Associados em Lisboa.
Saber mais...
image

Outros Protocolos


Cosefi -Sociedade de Mediação de Seguros Lda

PROTOCOLOS FPN: Alojamento em Portugal



image

Quinta do Maral

Parque de Campismo naturista em Marvão.

Saber mais...
image

Monte Barão

Parque de Campismo naturista em Abela.

Saber mais...
image

Quinta dos Carriços

Parque de Campismo parcialmente naturista no Alvarve.

Saber mais...

image

Pool Houses

Apartamentos naturistas com piscina perto da praia do Meco.

Saber mais...
image

Maison Africain

Quartos, bungalows e acampar em Monchique num clima ameno e um toque árabe e mambiente naturista.

Saber mais...
image

Naturviana

Um espaço naturista com um magnifico jardim norte de Portugal.

Saber mais...


image

Vale de Milhanos

Casa de hospedes em alojamento rural no Alentejo com possibilidade de ambinte naturista.

Saber mais...
image

Aldeia da Pedralva

Um Turismo de Aldeia Activo para que desfrute da Pedralva e da Costa Vicentina ao máximo, em ambiente textil mas proximo de muitas praias de uso e costume naturista.

Saber mais...
image

Glampelo

Glamping: camping com glamour na zona de Penalva.

Saber mais...


PROTOCOLOS FPN: Alojamento em Espanha



image

Camping Almanat

Parque naturista próximo de Malaga.

Saber mais...
image

Eagle Peak

Alojamento naturista para maiores de 16 anos.

Saber mais...
image

El Portus

Parque naturista próximo de Cartagena.

Saber mais...


image

Magnolias Natura

Resort naturista nas Canárias.

Saber mais...
image

NaturPlaya

Hotel de 4 estrelas em Maiorca.

Saber mais...
image

Costa Natura

200 apartamentos naturistas perto de Estepona.

Saber mais...


PROTOCOLOS FPN



image

Essendi

Sessões de Reiki.

Saber mais...
image

Tantra Lougue

Ginásio de actividades holisticas.

Saber mais...
image

Aromas&terapias

Massagens em Setubal.

Saber mais...


image

Sandra Letras

Serviços de enfermagem, massagem e fisioterapia.

Saber mais...
image

Centro de Psicologia e Desenvolvimento

Yoga para crianças e famílias.
Consultas de psicologia.

Saber mais...
image

Clinica Dentária Sto. António de Bolonha

Serviços de medicina dentária.

Saber mais...


image

Quiromassagem

A Quiromassagem utiliza técnicas de massagem que proporcionam bem estar, tanto físico como psicológico.

Saber mais...
image

Pronatural

Na Pronatural encontra produtos 100% naturais, 100% biológicos e não testados em animais.

Saber mais...
image

Fonte da Palavra

Nos livros adquiridos na sede da Editora.

Saber mais...


image

Teatro Tivoli

Em espectáculos em cartaz no Teatro Tivoli, produzidos pela Produtora In-Scala.

Saber mais...
image

Software Associações

Permite cumprir a legislação em vigor, nomeadamente a Portaria 105/2011 de 14/03.

Saber mais...
image
Adere ao CNC ...
...e promove o teu espaço naturista ou atividade protocolada gratuitamente neste espaço, na NUwsletter, no Magazine "O Natural", na nossa pagina da internet e no nosso blog.

Saber mais...


Visite-nos em
www.cncentro.org
CNC nas redes sociais
Facebook Facebook Facebook Facebook Twitter Google plus
Partilhe
Facebook Twitter Google plus


Nota: Deverá sempre confirmar o protocolo antes da sua utilização ou marcação junto da respectiva entidade.
Os protocolos da FPN e a sua divulgação é realizada a pedido desta entidade e à sua responsabilidade.